6 de março de 2012

YNature - Caminhada Trilho Águia do Sarilhão


YNature – Trilho Águia do Sarilhão

Para um maior contacto com zonas ambientais de excelência, propomos uma caminhada por um dos mais belos locais do norte de Portugal, na zona do Concelho de Terras de Bouro.

Inicialmente estava previsto fazermos o Trilho do Castelo, mas as condições climatéricas bastante negativas não tornaram possível a realização deste trilho ( estava muito nevoeiro e além de não vermos o percurso, não íamos aproveitar e usufruir da paisagem).

Por isso, realizamos o Trilho da Águia do Sarilhão, numa zona paisagisticamente muito interessante, dado que se trata de uma zona inserida na área protegida do Parque Nacional da Peneda Gerês.

Saímos do Museu da Geira, em Campo do Gerês, atravessámos a aldeia de Campo do Gerês, passámos pelo Parque de Campismo da Cerdeira, alcançámos a zona baixa da Fraga do Sarilhão e descemos até ao estradão do Parque Nacional, onde após alguns metros voltámos a descer até junto da Albufeira de Vilarinho da Furna, caminhando pela Via Romana XVIII (Geira), seguindo novamente até ao Museu.

Neste percurso falámos da geografia do traçado, da fauna (o urso, a águia, as cabras e o lobo), bem como sobre a flora (o tojo, a carqueja e os medronheiros).

Sendo uma iniciativa sobre sensibilização ambiental, falou-se, ainda, sobre as nefastas consequências dos incêndios e como isso se ressente nos solos e na vegetação. 

Fica prometido, para breve, realizar o TRILHO DO CASTELO



1 comentário:

Miguel Marques disse...

Optima iniciativa. parabens