15 de outubro de 2012

Caminhada pelos Jardins e Espaços Verdes de Braga

Sábado, dia 20, vamos conhecer os jardins e espaços verdes de Braga


Os espaços verdes públicos são, cada vez mais defendidos por sustentarem e organizarem a malha urbana e proporcionarem um aumento da qualidade do ambiente urbano. São promotores de uma rede distribuidora de continuidade ecológica e cultural, essencial para a sustentabilidade ambiental de qualquer cidade.
 
Para essa sustentabilidade torna-se necessária a definição de corredores ecológicos (linhas de água, parques e jardins, manchas florestais, entre outros elementos) que se relacionam com o património construído e natural, integrado nessa mal urbana.

A vegetação arbórea pode ainda ser entendida como um mobiliário urbano, um equipamento essencial para o bom funcionamento dos espaços livres de edificação. Os espaços verdes urbanos são, ainda, uma possibilidade de contacto com a natureza e permitem um ambiente mais saudável, funcionando como “respiração” do tecido urbano.

A cidade de Braga conta com um conjunto de espaços ajardinados de elevada categoria, que muitas vezes passam despercebidos ao olhar do cidadão.

Queremos, com esta iniciativa, levar o participante a usufruir dos jardins e espaços verdes da cidade e aproxima-los de uma realidade construída em benefício da população.

Assim, convidamos os bracarenses a caminhar pelos espaços verdes e de jardim da cidade de Braga.

Proposta de Atividade: Sábado, 20 de outubro

Ponto de Encontro: 9h30 no Campo Novo (perto da FacFil)

Percurso:
Campo Novo | Parque de Guadalupe | Avenida Central | Museu Nogueira da Silva | Jardim de Santa Bárbara | Museu dos Biscainhos | Campo das Hortas | Parque da Ponte;

Ter em atenção:

 - Inscrição prévia; (se não conseguir efectuar inscrição, pode, de igual forma, participar, bastando aparecer no ponto de encontro, à hora marcada)

 - Levar chapéu;

 - Vestuário e calçado adequado;

 - Levar máquina fotográfica;

 - Levar água
 
Este é um projeto de educação ambiental, com o objetivo de desenvolver atividades educativas e de consciencialização na exploração da natureza e espaços verdes.
 
Este projeto irá promover espaços naturais do concelho e permitirá ainda a divulgação e sensibilização das populações locais para a beleza e utilidade das mesmas.










Sem comentários: