15 de outubro de 2012

Resultados da Conferência sobre Mérida

"Público" 14/10/2012

"Correio do Minho" 15/10/2012
 
A JovemCoop e a Coligação "Juntos Por Braga" promoveram uma conferência sobre "Consórcio de Mérida - um modelo de gestão cultural para Braga?", incitando à reflexão sobre a gestão dos vestígios patrimoniais , a sua fruição pelo público e as perspectivas para o futuro e aproveitamento dos mesmos.
 
A conferência foi proferida por D. Miguel Alba Calzado, arqueólogo e director científico do Consórcio Ciudad Monumental de Mérida.
 
Ao longo de pouco mais de uma hora, D. Miguel Alba apresentou o caso emeritense, abordou a história do local e a estratégia definida para rentabilizar os vestígios do passado.
 
Além disso, mostrou que com criatividade, vontade e diálogo, podem ser encontradas soluções fáceis e rentáveis, que pouco oneram os cofres públicos. A participação de dinheiros públicos é de 15% do orçamento global do Consórcio e o Ayuntamiento de Mérida "apenas" comparticipa com cerca de 30.000€.
 
Entendemos que tem de haver uma nova perspectiva sobre a cultura patrimonial e sobre potencializar as estruturas que vão sendo exumadas em Braga. E convém que as entidades com responsabilidades possam sentar-se "à mesa" e dialogar, definindo estratégias para alavancar a marca Braga e potenciar a vivência do e no centro histórico.
 
A esta conferência, cerca de 100 pessoas responderam afirmativamente ao convite público e puderam questinar, no final da apresentação o orador sobre as vantagens e potencial da estratégia emeritense.
 
Vale a pena ler os artigos publicados nos jornais, para melhor se entender o resumo da conferência!
 

 



Sem comentários: