5 de fevereiro de 2013

O Plano Alargado para a Casa das Convertidas

"Diário do Minho" 02/02/2013

Finalmente, o Sr. Presidente da CMB abordou a questão da requalificação da Casa das Convertidas, a partir do tema da Pousada da Juventude.

Foi dado a conhecer, há pouco tempo, que a CCDRN não teria mais dotação financeira para reconverter o antigo Convento de S. Francisco em Pousada de Juventude. Após este tema ter entrado novamente na agenda do dia, a partir do Debate da Braga+ com a JovemCoop, em Dezembro de 2012, ficamos a saber que o Sr. Presidente entende haver urgente necessidade de requalificar a Casa/Recolhimento das Convertidas.

Boa notícia é esta sensibilidade para socorrer a Casa das Convertidas, após tanto tempo esquecida e em avançado estado de degradação.
Contudo, merece alguma reserva esta ideia de fazer um plano de reconversão alargado à zona, não sendo a Pousada da Juventude necessariamente na Casa das Convertidas, podendo ser localizada num edífício lá perto.

Parece-nos uma estratégia envolta nas brumas misteriosas, que convém ser clarificada antes de se efectuar algum negócio estranho. Que aquela zona merece ser requalificada e bem restaurada, desde a Av. Central até ao Campo Novo, estamos completamente de acordo, agora tem de se perceber em que condições é que isso poderá acontecer.

Aguardaremos os resultados da reunião do Sr. Presidente com o Director da DSBC (direcção de serviços e bens culturais) e com o Director Geral da Administração Interna para saber as estratégias a apontar para aquela zona.

Sem comentários: