2 de maio de 2013

Pousada da Juventude: A diferença entre construir e gerir

"Diário do Minho" 01/05/2013

O novo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, afirmou no passado dia 30/04, à margem do Dia do Associativismo Jovem, que a nova Pousada da Juventude "vai ter que esperar mais algum tempo".

Escusando-se a alongar em afirmações sobre este processo, o Secretário de estado deu a entender que a Nova Pousada da Juventude está em stanby devido à reestruturação da tutela, agora que a MoviJovem (cooperativa que geria as pousadas de juventude) se encontra em liquidação.

Ora, a construção da Pousada foi uma vontade assumida pela Câmara Municipal de Braga, no âmbito da Braga2012:Capital Europeia da Juventude. Foi submetida uma candidatura ao QREN para este fim, que esta sim, está em standby, logo não depende da vontade da tutela.

O que o Sr. Secretário de Estado poderia querer dizer é que a gestão da Pousada da Juventude pode ficar em standby se a CMB decidir contratualizar com esta Secretaria de Estado a sua gestão, algo que aí sim, compreendemos.

Mas se a CMB optar por um outro modelo de gestão, de iniciativa privada, público-privada ou de outro género, então não terá que depender da tutela.
Poderá não ser uma Pousada da Juventude inscrita na Rede de Pousadas da Juventude, mas não deixa de ser u m organismo para albergar jovens.

Se a CMB entender (e bem, da nossa óptica) concentrar uma Nova Pousada da Juventude, no centro da Cidade de Braga, após entendimentos com o Ministério da Administração Interna, então não teremos que esperar pela reestruturação dos serviços, como advogou o Sr. Secretário de Estado.
Ficaremos somente dependentes da capacidade de execução da CMB.

E se esse novo equipamento auxiliar o processo de conservação e restauro da Casa das Convertidas, então será bem-vindo.

Sem comentários: