1 de julho de 2013

Um novo ciclo de cooperação


Associei-me à JovemCoop no distante ano de 1990.

A partir daí, a paixão, o compromisso, a responsabilidade, mas também a diversão aumentaram de forma galvanizadora.

O que mais me fascinou na JovemCoop foi o facto de, na distante década de 90 do século passado (ufa...parece uma eternidade histórica), poder usufruir de um espaço de convívio de jovens e para jovens. Participei em muitas das actividades que a JovemCoop proporcionava e, a dada altura, foi preciso reinventar o conceito da associação, fruto de uma adaptação aos novos tempos e às novas realidades.

Por isso mesmo, após ter assumido outras funções dentro da estrutura da JovemCoop, idealizámos um plano de actividades que se aproximasse mais dos cidadãos de Braga (independentemente da idade) e tivesse uma consequência continuada...o investimento no conhecimento da nossa região. Apelámos à maior participação dos cidadãos nas responsabilidades da cidade e reiterámos a ideia de que o poder dos cidadãos reside na sua capacidade de reflectir e opinar sobre matérias de interesse para a cidade.

No âmbito desta responsabilidade e na sequência da premissa defendida, aceitei encabeçar um novo projecto, já tornado público, de me candidatar à autarquia de S. Victor.

Ao longo dos últimos tempos, a JovemCoop foi sendo mais interventiva na política da cidade, independentemente dos ideais partidários. Manifestámos a nossa opinião, sempre trabalhando com todos aqueles que nos quisessem receber como parceiros, partilhando a nossa visão e também aprendendo mais sobre as várias correntes de gestão da cidade.

Fruto da forma de estar em cidade e na sociedade, a JovemCoop sempre manifestou a sua independência, a partir da liberdade com que aceitava os desafios que lhe eram lançados.

Para garantir que a JovemCoop mantém o seu perfil apartidário, dando continuidade ao trabalho que tem realizado sobre as questões da pólis de Braga, entendo que, no âmbito do desafio que aceitei encorpar, devo permitir que a associação continue com a sua imagem e com a sua forma de estar livre e independente.

Por isso, dei a conhecer à direcção da JovemCoop a minha resignação ao cargo de Coordenador Geral, para que a associação possa manter-se distante de qualquer imagem pré-concebida da candidatura que aceitei liderar.

O projecto JovemCoop, que este ano completa 34 anos, terá continuidade com os restantes elementos directivos, desempenhando agora a coordenação alguém que cresceu dentro da associação e que já desempenhava o cargo de Vice-Coordenadora.

Estou certo que a Margarida Pereira saberá ouvir, ajuizar e trabalhar, mantendo um espírito de cooperação, renovado pela idade de quem encabeça agora, com ideias mais actuais e renovadas, a JovemCoop. Todos os amigos da JovemCoop, da direcção ou do corpo associativo, são chamados a este novo ciclo. Um ciclo de novas ambições, de novos desafios e de novas realidades.

Obrigado a quem me acompanhou na realização de uma JovemCoop mais participada e participativa. Hoje, percorrendo as memórias do caminho que foi feito, fico com o coração cheio de orgulho por esta caminhada.

Hoje, a JovemCoop inicia uma nova etapa. Bem-vindos a um novo caminho, onde os projectos e as bandeiras hasteadas versarão os princípios basilares da JovemCoop...a Juventude, a Cultura Patrimonial e a Natureza!

Um abraço amigo,
Ricardo Silva


Sem comentários: