21 de junho de 2016

Crónica "Um São João Cooperante"



Um S. João Cooperante

Caro Leitor,

Vivem-se, em Braga, dias de grande festa. A cor e a música popular invadiram a cidade e com elas trouxeram não só o sabor das sardinhas, mas também o cheiro dos manjericos, é S. João e a cidade está em festa.

Nas seculares festas sanjoaninas, as tradições fundem-se com os novos hábitos, sempre de braços dados com a cultura. Numa festa tão culturalmente enriquecida, mas acima de tudo tão nossa, a JovemCoop não podia ficar de fora e, por esse motivo, prontamente nos juntamos às festividades, fazendo sempre prevaler a cultura, a tradição, a sua identidade.
A nossa participação no S. João começa muito antes dos dias de festa. Como membros organizadores do Cortejo Histórico, desde cedo começamos a dar forma a este desfile que representa as mais antigas tradições das nossas festas, do medieval ao barroco, do candeleiro à serpe, sem nunca esquecer o tão característico quadro do porco preto, é no cortejo histórico que é possível encontrar parte das origens destes festejos da cidade.

Também o Concurso de Cascatas, ao qual concorremos desde a primeira (re)edição, nos faz viver as festas com muita antecipação. Para nós é um gosto participar nesta atividade, não pela competitividade, mas sim pelos momentos de educação não formal que a construção da cascata nos proporciona. Desde o estudo das tradições, passando pela planificação e pela construção da cascata, todos os momentos são propícios ao desenvolvimento de novos conhecimentos e novas apetências. Foi por esse motivo que resolvemos complementar a nossa cascata com explicações históricas das tradições nela expostas. Deste modo todos podem compreender o que está representado na nossa cascata sanjoanina, que se encontra no Largo Francisco Sanches até ao dia de S. João.

Um outro momento que o Concurso de Cascatas acabou por nos proporcionar foi a II Gala Sanjoanina que decorreu no Theatro Circo. Um momento de homenagem, não só ao S. João, mas a todo o “Cancioneiro Minhoto” do Dr. Gonçalo Sampaio. Foi no meio dos cantares mais tradicionais da nossa região, que tivemos a honra de receber o primeiro prémio do Concurso das Cascatas, um momento muito especial, em que vimos os nossos serões de trabalho serem reconhecidos.

Vivência especial e muito particular, para nós nas festas da cidade, foi a visita ao centro histórico que realizámos com o Grupo Folclórico da Camacha, Madeira. Termos a oportunidade de acolher um grupo de fora, que com muito gosto e interesse se prontificou a conhecer um pouco da nossa cidade, e que nos proporcionou um intercâmbio cultural de tradições sanjoaninas, foi um momento único. É fundamental que todos os grupos se sintam bem acolhidos para levarem não só o nome de Braga mais longe, mas também um pedacinho da nossa história com um grande desejo de cá voltar. Por esse motivo, acreditamos, que todos os grupos participantes nas festas da cidade deveriam incluir nos seus programas um passeio histórico pela cidade.


Existem na nossa festa popular inúmeras atividades, para todos os gostos, tradição, cultura, desporto, tecnologia, entre muitas outras áreas.Todas estão presentes no programa das festas, o que faz com que ninguém tenha desculpa para faltar ao S. João, que é para nós muito mais que uma festa secular. É um momento em que toda a cidade se une, todas as associações cooperam para criarem dias de festa tão únicos e tão nossos. Por esse motivo, caro leitor, convidamo-lo a vir viver o S. João na primeira pessoa e poder comprovar a quantidade de entidades, escolas e associações que estão envolvidas neste grande projeto. O S. João é de todos, é da cidade e prova disso é a cooperação que vemos nestes dias. Para nós, todos os dias deviam ser assim, cooperantes.

20 de junho de 2016

XII Edição de "O Nosso Património" - Inscrições Abertas


Já abriram as inscrição para a tão aguardada XII Edição de "O Nosso Património", que irá decorrer de 4 a 29 de Julho nas instalações da Junta de Freguesia de São Victor.
  
"O Nosso Património", é uma atividade direcionada para jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18, que tem como objetivo dar a conhecer, de um modo divertido e informal, um pouco da história da cidade em geral, e da freguesia de S. Victor em particular. Com esta atividade pretendemos também ajudar a criar consciências e a promover uma sensibilização ativa na proteção das nossas heranças culturais. 

Durante 4 semanas, os participantes percorrerão as ruas em busca de monumentos, sítios de interesse e pessoas com relatos orais que interessem ser registados.

As inscrições poderão ser feitas na Junta de Freguesia de São Victor, ou através do nosso email info@jovemcoop.com.

6 de junho de 2016

Cascatas Sanjoaninas - Revista Rua


O Concurso de Cascatas Sanjoaninas foi uma tradição esquecida durante alguns anos, nas festas do S. João em Braga. No entanto em 2014 esta tradição foi retomada e desde aí todos os anos escolas e associações são desafiadas para participarem no concurso que anos após ano tem vindo a crescer.

Hoje orgulhamo-nos de participar nesta iniciativa, que é, para nós, muito mais que um concurso. Os momentos que a planificação e montagem da cascata nos proporcionam, fazem com que todos os anos tenhamos uma grande vontade de participar. 

As cascatas Sanjoaninas são na nossa opinião um momento pedagógico em que todos conseguem viver desde dentro as grandiosas festas da cidade. Desde a interpretação das tradições, passando pelo reaproveitamento de materiais, e pelo desafio do trabalho em equipa, as cascatas sanjoaninas dão, a todos os que nela participação, uma lição de aprendizagem não formal, que levamos connosco para toda a vida. 

E no final, no momento da inauguração, pouco importa o lugar conquistado no concurso, o mais importante é o sentimento de missão cumprida que une todos os participantes, e as partilhas das aventuras que as cascatas proporcionaram.

Este mês a Revista Rua recolheu o testemunho da JovemCoop, que já vive a construção da cascata deste ano.