2 de maio de 2017

Crónica "Associativismo Jovem"


Associativismo jovem

No passado dia 30 de Abril comemorou-se o dia do Associativismo Jovem. Na sua 13ª edição, este dia, que poucos conhecem, deve ser um dos dias mais importantes para o associativismo.

Para a JovemCoop, este é um dia ao qual deve ser atribuída a devida importância, pois é a forma de homenagear todo o trabalho realizado pelas associações juvenis existentes no país. Todo o associativismo é importante, mas, para nós, o associativismo juvenil merece especial relevância, pois trabalha com um público em constante mutação. Hoje em dia, uma associação juvenil que pretende captar jovens tem uma necessidade inata de inovar, de melhorar e de se tornar mais atrativa, caso contrário nunca conseguirá “competir” com todos os media existentes na atualidade. Nos dias que correm, a televisão com todos os seus programas e séries atraí cada vez mais os jovens para o sedentarismo, tal como a internet que potencializa uma “falsa” socialização através das famosas redes sociais. Claramente reconhecemos as vantagens que ambos os exemplos podem ter na atualidade. No entanto, utilizados em excesso, podem monopolizar uma geração que passará ao lado de uma experiência única que é o associativismo juvenil.

Não existem desculpas para não passar por uma experiência no associativismo, uma vez que surgem associações juvenis nas mais diversas áreas, desde o desporto, passando pela música, pela pintura, pela leitura e por toda a cultura em geral, destacando, também, as áreas mais internacionais, havendo sempre uma associação com quem trabalhar. Acreditamos que todos os jovens deveriam passar pela experiência associativa, não para a promoção do associativismo, mas antes pelas competências que essa experiência nos faz adquirir. Aprende-se a trabalhar em equipa, desenvolvem-se competências sociais e está-se em contacto com diferentes realidades. Em suma, o associativismo é sem qualquer dúvida uma forma estruturante do ser, onde nos aprendemos a moldar e também a superar os desafios, realçando aquilo que se denomina de “educação não formal”.

Quanto à JovemCoop – Jovem Cooperante Natureza/Cultura, somos uma associação juvenil que existe em Braga desde 1979 e que, ao longo dos anos, nos fomos adaptando a diferentes realidades. Surgimos como uma associação pioneira em intercâmbios que levava jovens de Braga para o Mundo e, mais tarde, acabaria por receber jovens de diversos países em Braga. No entanto, com o passar do tempo, conhecíamos diversos países, mas será que conhecíamos a nossa cidade? E será que Braga conhecia a JovemCoop e o seu trabalho? Resolvemos então começar a apostar em conhecermos o que é nosso, a nossa cidade, a nossa história, a nossa cultura, pois só assim poderíamos ser bons promotores da cidade. Assim, centramos as nossas atividades em dois temas ligados à Natureza e Cultura/Património. Desde então, temos o constante desafio de consciencializar jovens para a proteção e preservação da natureza e do património.

Um excelente exemplo de como o trabalho associativo pode realmente interferir na preservação de uma cidade é o Monumento Nacional das Sete Fontes, um espaço que já não  existiria nos dias de hoje, mas que foi reconhecido e salvaguardado devido ao trabalho em rede de entidades como a Junta de Freguesia de S. Victor e Associações como a JovemCoop, a ASPA e os peticionários. “Miúdos e Graúdos” juntaram forças e divulgaram um dos monumentos mais escondidos da cidade, que foi mais tarde declarado como Monumento Nacional.


Tal como aconteceu com o Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes, também o Parque de Guadalupe merece ser um espaço reconhecido pela cidade. Um Parque Verde em pleno centro urbano e que é um excelente miradouro para Braga. Abrir à comunidade, um espaço verde acessível a todos é uma prioridade para a Irmandade de Guadalupe que conta com o apoio da Junta de Freguesia de S. Victor e da JovemCoop. Assim, convidamo-lo caro leitor, a vir conhecer este Parque, bem no centro de Braga e ver por si a pérola que está escondida na nossa cidade.

Sem comentários: