3 de julho de 2017

O Nosso Património - Dia 1



Hoje, num dia de sol em inícios de Julho começa a 13° edição da atividade de verão "O Nosso Património". Muitos de nós ansiamos por este dia desde o ano passado. Não só porque reencontramos amigos que fizermos no Património ao longo dos anos, mas também porque o Património está nos nossos corações e fazer parte desta atividade é um prazer .
  Aqui deixo-vos o testemunho do primeiro dia desta edição de "O Nosso Património" feito por uma participante no seu terceiro ano.
  O dia começou na junta, como já é tradição. As caras já não eram estranhas, inclusive a dos monitores. Foi bom ver rostos conhecidos e sentirmo-nos em casa, mas foi igualmente reconfortante e entusiasmante ver caras e sorrisos novos.
  A Gui começou por fazer uma apresentação e explicação sobre o conceito da atividade - relembrar uns e dar a conhecer aos estreantes. O resto dos monitores fez a sua apresentação, inclusive. O presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Silva, deu uma breve, mas muito calorosa boas vindas, alertando sempre os cuidados e a responsabilidade que a atividade tem (porque participar no Património não é só visitar museus/monumentos).
  As dinâmicas iniciaram na Junta, elas são feitas para nós conhecermo-nos melhor, sem ser pela forma tradicional e básica. O primeiro jogo que fizemos foi muito interessante e algo que nunca tínhamos feito antes. Baseia-se em cada um de nós explicar, resumidamente, a foto de fundo do nosso telemóvel. Isto saltou várias gargalhadas e momentos engraçados. Em seguida, depois de várias outras dinâmicas e de inúmeras tentativas (bem sucedidas) de decorar o nome de todos - participantes e monitores - o destino foi a avenida. Lá realizámos o jogo do Nó, não podia faltar, e surpreendentemente o nível de dificuldade diminui, acho que finalmente estamos a apanhar o jeito!! Uma entre muitas das dinâmicas realizadas nesse dia foi um jogo que consistia arranjar um par, trocar informações com ele e depois trocar de par sucessivamente.
  Foi uma tarde muito bem passada, repleta de gargalhadas e sorrisos. Deixou o gosto para o que virá nestas 4 semanas de Património que eu aposto que irão ser inesquecíveis.

Érica

Sem comentários: